quarta-feira, 28 de abril de 2010

GLOSSÁRIO SOBRE ÁLCOOL E DROGAS


Título: GLOSSÁRIO SOBRE ÁLCOOL E DROGAS
Autor: NOME DO AUTOR
Gênero: EDUCATIVO

Este glossário visa fornecer um conjunto de definições de termos relativos ao álcool, ao tabaco e a outras drogas que será útil a clínicos, administradores, investigadores e outras pessoas interessadas neste tema. São fornecidas defnições explicativas, amiúde incluindo efeitos psicoativos, sintomatologia, seqüelas e indicações terapêuticas para cada classe geral de drogas psicoativas e para algumas classes a elas relacionadas. São também definidas as principais categorias diagnósticas deste campo, bem como conceitos-chave de uso científico e popular.
O glossário não tem como objetivo a cobertura completa de todos os termos e expressões relativas ao álcool e às drogas.
Entre os domínios que foram parcialmente excluídos fguram o da produção e comercialização de drogas (lícitas e ilícitas), as gírias e outras expressões derivadas do jargão de usuários, os nomes de certas drogas, e termos técnicos de algumas disciplinas científcas em particular. No geral, os termos médicos, psiquiátricos e de outras disciplinas sem uma aplicação específca às drogas foram excluídos, mas muitos deles podem ser encontrados numa publicação irmã
desta, o Lexicon of psychiatric and mental health terms1
. Em sua cobertura das modalidades terapêuticas, o glossário buscou antes defnir o que não é evidente por si só, mais que tentou ser completo.
Só foram incluídos termos de outros idiomas (que não o inglês) quando correntes na literatura pertinente de língua inglesa.

link:

http://rapidshare.com/files/380983982/glossario_de_alcool_e_drogas.pdf

extensão: pdf

grupo google expresso literário

CARTILHA PARA EDUCADORES SOBRE DROGAS



Título: CARTILHA PARA EDUCADORES
Autor: SECRETARIA NACIONAL ANTI-DROGAS
Gênero: EDUCATIVO


Educadores de ensino fundamental e médio são, cada vez mais, cobrados pelos pais de alunos, direção da escola e pela opinião pública para abordarem a questão das drogas em sala de aula, e para saberem lidar de modo efetivo com alunos que necessitam atenção especial nessa questão.
Se você é um desses educadores sob pressão, sabe que a tarefa não é fácil. E que, na maioria dos casos, você e seus colegas estão fazendo o que é possível, sem que tenham oportunidade de realmente planejar ações e discutir projetos mais estruturados na área.
Esta cartilha se propõe a oferecer subsídios teóricos e práticos para que seus esforços sejam mais alinhados com o que as pesquisas científcas têm apontado como mais efcaz no
campo da prevenção do consumo de drogas na escola.


Vi e gostei.

link:
http://rapidshare.com/files/380983976/cartilhaparaeducadores.pdf


Grupo google  expresso literário

quarta-feira, 7 de abril de 2010

A educação e o discurso motivacional.

Encontrei esse texto “A educação e o discurso motivacional “e achei muito interessante, assisti muitas aulas recheadas de vídeos motivacionais e já mostrei vídeos motivacionais em sala de aula, alguém já viu aquele filme á procura da felicidade.

O que o discurso motivacional tem te impedido de pensar? O que te faz ter medo de voltar o olhar pra você? ‘O que é educar pra você? Será que o problema da educação é culpa só do Estado e da família, ou é conseqüência de outra coisa?”

Clique aqui: http://aline.thechip.net/2010/03/29/a-educao-e-o-discurso-motivacional/

quinta-feira, 1 de abril de 2010

e-BOOK O que é educação?

 O que é Educação – Carlos Rodrigues Brandão

Afinal, pra que é que se aprende? E por que se inventou a educação e, depois, a escola? Como é que isso aconteceu e o que é que se faz ali? Já que “ninguém escapa da educação”, seria bom ao menos compreendê-la. Nem sempre houve escola e nem sempre ela foi do jeito que a conhecemos. Em vários momentos da história, tipos diversos de sociedades criaram diferentes caminhos para percorrer a estranha aventura de lidar com o saber e os poderes que ele carrega consigo..

http://www.megaupload.com/?d=J1Y4608X

by viciados em livros